Portugal Liberal

terça-feira, fevereiro 08, 2005

Uma Mera Constatação...

Todos nos lembramos de na semana passada o PS, ora pela voz de José Sócrates, ora pela voz de Jorge Coelho ter afirmado que não iria fazer uma campanha pela negativa e de acusarem o PPD-PSD (embora injustamente como já aqui expliquei) de a fazer.

Pois bem esta semana ao contrário do que seria esperar dadas as afirmações destes dois líderes socialistas na semana anterior não houve comício ou acção de campanha em que estes dois líderes não criticassem a campanha do Dr. Pedro Santana Lopes e sempre pelas mais irrelevantes futilidades como por exemplo:

1) A de Jorge Coelho ter afirmado que ainda não sabia qual era o percurso de campanha que o Dr. Pedro Santana Lopes irá realizar.
Pela minha parte, ainda gostaria de saber qual é o interesse que isso pode eventualmente suscitar a alguém? Qual é o interesse público em causa? O que é que isso contribui para resolver os problemas do país?

2) A de Jorge Coelho ter criticado o Dr. Pedro Santana Lopes ter suspendido a sua campanha num dia ou noutro para realizar tarefas que lhe advêm do cargo de Primeiro Ministro.
Será que Jorge Coelho queria que o país parasse só porque estamos em periodo de campanha elitoral?

3) A de José Sócrates ter afirmado no comício em Catelo Branco (cidade onde ele é e sempre foi bem como António Guterres cabeça de lista) que tinha mais apoiantes naquele comício do que no do Dr. Pedro Santana Lopes no seu comício que se realizou no mesmo mesmo dia e quase à mesma hora. Afirmação essa que foi mais uma vez totalmente falsa visto que até os jornalistas que as mais das vezes levam o PS ao colo foram unânimes em reconhecer que o comício do Dr. Pedro Santana Lopes teve muitos mais apoiantes.

4) No entanto ao ver esta constatação que os jornalistas fizerem em relação à superioridade numérica de apoiantes no comício do Dr. Pedro Santana Lopes, José Sócrates logo se apressou a dizer que os apoiantes do PS eram todos de Castelo Branco (o que é totalmente falso e para isso basta olhar para militantes da JS que logo constatamos que as caras são praticamente as mesmas que vemos em todo o país) e que pelo contrário muitos do que estavam no do PSD eram de outras regiões do país.

5) O Dr. Pedro Santana Lopes já nem pode ir enquanto Primeiro Ministro abrir a base aéria de Monterreal à aviação civil que logo o PS se apressa a criticar.

Com tudo isto pode-se constatar que o PS critica apenas por criticar e para não ter de falar nas suas propostas e soluções (ou ausência delas, como fica nítido pela leitura do programa do PS) para o país.

Por fim, se este tipo de campanha do Partido Socialista não é campanha negativa, então não sei o que é que é campanha negativa...